Asus ARES - A Placa de Vídeo Mais Potente do Mundo!

Não é de hoje a boa reputação que a Asus tem no mercado por fabricar produtos com qualidade. E a companhia vem, nos últimos tempos, se superando e produzindo algumas das “obras de arte” tecnológicas mais cobiçadas de toda a indústria.

Um bom exemplo do que estamos falando é a Asus MARS, projeto inédito em que uma VGA de série limitadíssima (apenas 1.000 unidades) era equipada com duas GPUs GTX 285 e inimagináveis 4GB de memória, deixando assim para trás a GeForce GTX 295.

Foi então que veio a Radeon série 5000. Vendo a oportunidade “bater na porta”, a Asus não hesitou e brindou todos os amantes por tecnologia com o lançamento da ARES.
A placa é equipada com dois chips Cypress, mas que diferentemente da Radeon HD 5970, onde os clocks sofreram uma redução em seus patamares, a ARES conta com frequências de operações idênticas a de uma legítima 5870, ou seja, GPU em 850Mhz e 4GB de memória a 4.8Ghz. Além disso, a placa possui, em sua construção, componentes da mais elevada qualidade e um design de PCB e cooler próprio, tudo para acomodar com perfeição suas especificações.

Eu tenho a força!


Definitivamente a Asus ARES é uma placa fora do comum. Com 2,16 quilogramas distribuídos em 29,3cm de comprimento, 12cm de largura e 5,1cm de altura, a placa carrega o que há de melhor da indústria em termos de hardware.

Para interligar os dois chips Cypress (RV870), há um chip “ponte” PLX, em uma forma especial de CrossFire. Ao invés dos tradicionais 725Mhz de GPU, a VGA vem overclockada de fábrica a 850Mhz. Para impulsionar ainda mais sua performance, as memória ultrapassam a barreira dos 4Ghz, chegando a 4.80Ghz. Ou seja, uma legítima dual Radeon 5870! Contudo, a Asus guardou mais um segredo na “manga”: a presença de 2GB adicionais de memória, perfazendo assim um total de impressionantes 4GB de VRAM!

Para quem achou ainda pouco, a placa possui um grande potencial de overclock, uma vez que a regulação das voltagens recebeu uma atenção especial dos engenheiros, com a placa recebendo reguladores de força Volterra multi programáveis.


Além disso, a ARES é equipada com um super sistema de refrigeração, composto por um gigantesco corpo dissipador de calor de cobre e uma poderosa ventoinha. Não é por acaso que o cooler ocupa não dois, mas 3 slots.

O projeto geral é bastante robusto, sem perder, no entanto, elegância, sobriedade e funcionalidade. O design da placa foi projetado de forma a levar o ar circulante de dentro para fora do interior da placa. Contudo, por ser demasiadamente aberto, uma parte do calor permanece no sistema. Por isso, é recomendado ao “sortudo” que conseguir por as mãos nesta belezura, que tenha um gabinete refrigerado.

Para alimentar um “monstro” como esse, a Asus equipou a ARES com 3 conectores extra de energia. São ao todo 2 PEGs de 8 pinos e um de 6 pinos, garantindo assim 375W a mais de energia, totalizando assim 450W, em virtude dos 75W provido pelo PCI Express. Desta forma, é recomendado uma fonte de alimentação (PSU) de pelo menos 800W!

Conforme mencionado rapidamente acima, um dos grandes destaques da placa está no sistema de refrigeração e a companhia está particularmente orgulhosa do feito. De acordo com David Yang, membro da divisão para VGAs da Asus, a ARES é uma placa não apenas para ser apreciada como “obra de arte” guardada em alguma estante, ou apenas servir como objeto de desejo por parte dos sites especializados em reviews. O objetivo maior da placa é ser sim um produto que tenha serventia para seu proprietário em tempo integral, no seu cotidiano. Daí a preocupação da empresa em produzir uma VGA que possa ter uma longa vida útil.



A Asus ARES confirmou todas as nossas expectativas, reinando absoluta em todos os testes. E não é para menos. Contando com duas GPUs Radeons HD 5870 com clocks padrões, ou seja, GPU em 850Mhz e memória a 4.80Ghz, a placa recebe ainda uma “forcinha” extra de 4GB, sendo importante para games pesados e em condições extremas, como filtros e resolução no máximo.

Além de um grande “poder de fogo”, a placa possui um sistema de refrigeração bonito, elegante e o mais importante: extremamente eficiente.

A placa é digna de elogios em todos os pontos. A única ressalva está no preço, na casa dos US$1.200,00, valor bem acima de uma Radeon HD 5970 "comum". Contudo, é bom lembrar que estamos falando de um produto “raro”, com apenas mil unidades produzidas, digno de colecionadores e entusiastas, e não de mais um “simples” produto comercial.

A pergunta que fica é: até quando ela irá reinar como placa de vídeo mais rápida do mundo?

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Comentários

 
http://dl.dropbox.com/u/3687287/GordonDownloads.js